terça-feira, 25 de outubro de 2011

Trafico de orgaos

Este texto foi escrito por uma razao bastante simples. 

O blog acaba de atingir 200.000 paginas visitadas e com isso se torna o blog no Brasil mais lido sobre o assunto TRAFICO DE ORGAOS.

Este blog foi publicado inicialmente para divulgar o que a imprensa quer esconder. O proposito de divulgar estas informaçoes é puro exercicio de cidadania (que no Brasil nao existe mais). Exigir que traficantes de orgaos sejam punidos e que o sistema seja mais transparente é apenas exigir que a lei seja cumprida. Nada mais do que isso.

Poucos sabem sobre a CPI do Trafico de Orgaos que aconteceu em 2004 porque a imprensa nao deu atençao. Poucos sabem que a CPI foi uma iniciativa minha, e que depois de centenas de e-mails enviados à camara dos deputados (tenho todos guardados), o deputado federal Neucimar Fraga reuniu-se comigo e com o entao tambem deputado federal Moroni Torga em Brasilia, e decidiram criar a mesma tendo como base os casos de Taubaté e Poços de Caldas. Poucos sabem que os deputados em questao nao conheciam o caso Paulinho e muito menos a historia de Taubaté que ja estava praticamente enterrada, antes de receberem meus textos. Poucos sabem que os livros do Kalume que circulam por ai, foram comprados por mim, depois que os descobri em uma loja de livros usados no centro de Sao Paulo e arrematei o lote. Poucos sabem que se a CPI nao tivesse acontecido, os medicos de Taubaté seriam absolvidos ou o julgamento nem teria acontecido. Poucos sabem que nestes 10 anos, sem nenhum apoio, venho denunciando um bando de desqualificados que usam a profissao e seus poderes para matar pacientes em leitos de UTIs publicas. 

E nem me importa que nao saibam nada disto. O importante é que muita coisa mudou nestes ultimos 10 anos, e valeu a pena cada esforço meu para conquistas tao pequenas diante do tamanho do problema. Deixar o pais e pedir asilo na Italia foi de fato uma experiencia traumatizante mas de grandiosa importancia. 

Hoje sei que o Brasil nao é terceiro mundo pela sua condiçao economica. O Brasil sempre continuara sendo terceiro mundo porque os interesses pessoais de alguns grupos se sobrepoem as leis e a justiça. Ninguem deixa o terceiro mundo so com uma economia mais solida. A historia mostra que enquanto bandidos ocupam o espaço do Estado, o Estado sempre sera bandido. Seja o Estado rico ou pobre. 

Embora digam com frequencia que existem pessoas interessadas em acabar com os transplantes de orgaos fazendo denuncias infundadas, a verdade é que ninguem mais do que eu desejaria que o sistema fosse limpo e transparente, como acreditava que era quando doei meu filho. Se as denuncias sao infundadas, que provem o contrario. Nao tenho qualquer interesse e muito menos inveja de quem trabalha com transplantes. Sou apenas uma pessoa que acreditava que tudo seria muito limpo e descobri que tudo é muito sujo. Sou apenas alguem que ve com muita tristeza, a distancia, toda uma classe medica sacrificar-se para salvar meia duzia de vagabundos assassinos. Todos obedecem ao CFM e aos CRMs independentemente de suas convicçoes. Todos servem ao corporativismo como os fanaticos servem as suas religioes. Nao questionam, nao discutem, nao interrogam, nao opinam. Apenas ajoelham-se e dizem sim.

Jamais recebi um centavo de ajuda para manter este blog ou para levar adiante a minha luta, bem diferente daqueles que acobertam o trafico de orgaos que recebem apoio e milhares de reais para isso. 

Tenho dois projetos em andamento. Um deles ja esta sendo feito ha 10 anos que é o livro. Por sorte nao consegui publica-lo quando ainda estava no Brasil. Depois que cheguei na Italia, recebi muito material importante e que nao poderia ficar de fora. A historia ainda nao acabou e o final, seja la qual for, sera uma grande surpresa, posso garantir. Sobre o outro projeto, sempre antecipei o que estava planejando talvez por sentir necessidade de compartilhar e até de mostrar que nao estava parado. Os espertos se aproveitaram disso. Mas desta vez, este projeto merece silencio. 

Ninguem me disse que seria facil chegar até onde cheguei. Mas eu sempre disse que nao seria impossivel.

7 comentários:

joão disse...

Me manda um livro Kalume?

Paulo Pavesi disse...

Claro! Podemos entrar num acordo.

joão disse...

ok. como que faz?

lialiaseal disse...

Nossa! o livro do Kalume é uma raridade! Melhor ainda se fosse no formato e-book( sai mais barado publicar e dá para ler em qualquer lugar do mundo), caso o autor autorizasse, já que não conseguiu nem vender, coitado!

Espero que ele esteja melhor do problema cardíaco que teve e que viva muuuitossssss anos ainda. A família deve se orgulhar de levar o nome dele, é uma honra!Médicos como ele o Christian Gauderer merecem tudo de bom! Outro que tem minha admiração irrestrita, até agora, é o neuro Cícero Coimbra, um obstinado questionador dos casos de 'morte cerebral'. Os estudos de casos dados como irreversíveis são de deixar os cabelos em pé! Na época que virou febre a tal opção de colocar nos documentos quem era doador de órgãos, ele deu várias entrevistas nas tvs. Depois congelaram o homem na mídia.

Paulo Pavesi disse...

Kalume ja esta em casa e se recuperando. Vida longa ao Kalume. Cicero Coimbra é um grande nome da medicina brasileira sem sombra de duvidas, principalmente pelo carater.

joão disse...

estou esperando o livro..

Paulo Pavesi disse...

Me manda seu nome e endereço para que eu possa te enviar